Da ficção dos games para a realidade: Drones de Combate com LINUX

June 19, 2012

Pensando na segurança dos seus drones de combate, a marinha norte-americana pretende ver como se comportam com o sistema operacional Linux instalado nos seus drones.

 

Para proceder à instalação do Linux, a marinha norte-americana fechou um contrato no valor de 28 milhões de dólares com a Rayteon, uma empresa especializada no ramo militar e aeroespacial.

A atualização para o Linux será feita em drones baseados na tecnologia VTOL (descolagem e aterragem vertical). No momento, o único modelo que corresponde a essas especificações é o MQ-8B Fire Scout, que foi desenvolvido pela Northrop Grumman, outra empresa especializada na indústria militar.

O MQ-8B Fire Scout, foi o primeiro drone equipado com armamento, a ser usado num cenário de guerra e é atualmente utilizado no Afeganistão na luta contra o terrorismo. A sua escolha no Afeganistão deve-se ao fato de ser o único drone que não necessita de uma pista para decolar ou aterrissar, devido ao fato de poder executar essas duas operações verticalmente.

A marinha norte-americana pretende assim criar a sua própria distribuição Linux, diferente dos outros já lançados e focado unicamente nos próprios drones, talvez para evitar toda e qualquer tentativa de invasão hacker ao sistema, como relata o jornal Register.

Fonte: POP Tech

Leave a Reply