Oracle focado na Virtualização

August 1, 2013

O próximo integrante da família de sistemas integrados da Oracle, os chamados  “engineered systems “, que combinam software e hardware, pretende endereçar necessidades de virtualização.

Programado para ser apresentado ao mercado no dia 13 de Agosto, durante uma sessão online com Wim Coekaerts, vice-presidente sênior para a área de Linux e virtualização, de acordo com um comunicado no site da Oracle, o novo sistema vai incorporar tecnologias obtidas com a compra da Xsigo. Em abril, o fabricante anunciou o suporte da OVN para os seus servidores Sparc M5 T5, T4 e,para o Solaris OS, em ambas as plataformas, x86 e Sparc.

Os clientes que comprarem o produto de virtualização serão capazes de “instalar e implantar o infraestrutura virtualizadas em apenas algumas horas”, segundo a empresa . O sistema “fornece uma infraestrutura convergente suportada pelo Oracle VM de servidores e o Oracle Virtual Networking“, prossegue o texto no blog da empresa.

Desde que entrou no negócio do hardware, com a aquisição da Sun Microsystems, a Oracle tem registado uma queda consistente nas receitas relativas a essa área. Contudo, a empresa mantém-se focada na venda de sistemas integrados, com maiores margens de lucro do que os servidores mais comoditizados.

Funcionários da empresa preveem, no entanto,  que a Oracle está prestes a registar um crescimento da receita de hardware no seu atual ano fiscal. Até agora, o primeiro sistema integrado de engenharia, a máquina de base de dados Exadata parece ser a mais bem sucedida.

Leave a Reply